Biografia de Ogino e Knaus

 

Hermann Knaus

Hermann Knauss (Aústria, 1892 - 1970), era filho de um comerciante em Caríntia, República da Aústria. Durante a Primeira Guerra Mundial era um soldado das tropas austro-húngaras. Ele recebeu a patente de tenente e prémios diversos de bravura.

Em 1920 formou-se na escola de medicina em Graz, onde começou o seu trabalho clínico.

Foi cirurgião, ginecologista e professor em várias universidades, onde se dedicou ao estudo do período fértil da mulher, realizando experiências com coelhos de modo a interromper a gravidez.

Em 1923, juntamente com Kiusaku Ogino, inventaram um método contraceptivo que se baseava nas variações que ocorrem na menstrução.

 

Kyusaku Ogino

Kyusaku Ogino (Japão, 1882 - 1975) foi um ginecologista que se dedicou ao estudo do período fértil do ciclo menstrual feminino. O nome do seu pai natural da família era Nakamura, mas Kyusaku foi adotado pela família Ogino em 1901.

Nos anos 20 do século XX, sendo chefe da Clínica Ginecológica Niigata, iniciou o seu estudo sobre as variações que ocorrem na menstruação. Ogino escolheu 65 mulheres que mostraram ter um ciclo menstrual regular. De seguida, examinou os seus ovários, a condição dos seus oócitos e, se presente, o corpo lúteo.

Em Fevereiro de 1923, as observações foram publicadas em “Hokuetsu Medical Journal”, e no seu artigo Ogino critica o método comum de cálculo, que é baseado na contagem a partir do primeiro dia de menstruação. Contrariamente ao que se fazia, a contagem deve ser iniciada no dia previsto para a menstruação e não no dia em que ocorre.

Com base na análise da ovulação e do corpo lúteo, Ogino pode determinar os dias  férteis e inférteis.

I ogino e knaus
                         Fig.1- Hermann Knaus e Kyusaku Ogino.

Ogino e Knaus trabalharam ao mesmo tempo, mas de forma independente. Como as suas conclusões eram tão semelhantes, o nome do método foi atribuído aos dois.

Sendo este um método totalmente natural, foi aceite pela igreja. No entanto foi pouco utilizado devido à reduzida eficácia que proporcionava.

Ogino chegou mesmo a afirmar que o seu método poderia conduzir a gravidezes indesejadas, o que por conseguinte, levava ao aborto. Os bebés nascidos, apesar da utilização deste método são conhecidos como "bebés Ogino."

 

 

Bruna Gabriel e Filipa Matias

______________________________________________________________________________________________________

Webgrafia:

 

http://www.biografiasyvidas.com/biografia/o/ogino.htm, consultado em 04/02/2013

 http://en.muvs.org/topic/kyusaku-ogino-1882-1975-en/, consultado em 04/02/2013

 http://en.muvs.org/topic/kyusaku-ogino/, consultado em 28/01/2013

 http://en.wikipedia.org/wiki/Kyusaku_Ogino, consultado em  28/01/2013